Preocupação com qualidade, pluralidade e troca de conhecimento, talento e experiência. É com esses objetivos que o Festival de Dança de Joinville se consolidou ao longo de mais de três décadas, tornando-se destino tradicional dos amantes da dança. Participantes de todo o país e até mesmo do exterior viajam à Joinville para concorrer na Mostra Competitiva, se apresentar no Meia Ponta ou nos Palcos Abertos que se espalham pela cidade. Além disso, há um leque de opções para aprimoramento profissional por meio de didáticas inclusivas, com o oferecimento e realização de cursos, oficinas, workshops, palestras, debates e inúmeras ações voltadas aos bailarinos e coreógrafos.
Em cima do palco, bailarinos brilham, seja na Noite de Abertura, que traz montagens completas de balés consagrados, peças de destaque de gêneros diversos de dança ou criações contemporâneas que abrangem o universo da dança e das artes, seja nas Mostras Competitivas e na Estímulo Mostra de Dança. A preocupação de trazer à Joinville o que há de melhor, move a Curadoria Artística e a organização do Festival.
Mantido com o apoio de patrocinadores e promovido pelo Instituto Festival de Dança de Joinville, o evento reúne mais de sete mil participantes diretos e atrai público superior a 230 mil pessoas durante os doze dias de Festival. Os números expressivos renderam a citação de Maior Festival de Dança do Mundo no Guinness Book, título que é de Joinville desde 2005.
Visão
Valorizar a apreciação, a criação, a educação e a prática da dança e estimular as novas linguagens.
Missão
Promover a dança como expressão artística e contribuir para a difusão cultural e o desenvolvimento regional.
Os bailarinos nascidos de 2011 a 2013 têm uma competição exclusiva no Festival. As apresentações da competição infantil são no Teatro Juarez Machado, contemplando os oito gêneros. Os primeiros lugares da competição Festival Meia Ponta se apresentam novamente na Tarde dos Campeões, quando são entregues os prêmios de Melhor Bailarina, Melhor Bailarino, Melhor Grupo e Melhor Apresentação.
Em 2022, 4.100 coreografias foram inscritas no Festival de Dança de Joinville, 213 foram aprovadas para compor a Mostra Competitiva e 50 para o Festival Meia Ponta, além dos primeiros lugares de 2021. O processo de seleção conta com etapa única, na qual especialistas em cada um dos oito gêneros do evento avaliam os trabalhos recebidos e definem quais sobem aos palcos oficiais do Festival de Emoções.
Durante o Festival, as coreografias aprovadas para a Mostra Competitiva e Festival Meia Ponta são julgadas por uma banca de jurados especialistas. Os campeões recebem troféu e garantem vaga para o Festival no ano seguinte.
A Feira da Sapatilha reúne os melhores artigos para os mais variados gêneros de dança. O Expocentro Edmundo Doubrawa recebe tendências em moda para o segmento, figurinos, equipamentos, artesanato e tecnologia para o setor.
O Festival de Dança de Joinville dedica atenção cada vez maior à formação e aprimoramento técnico de bailarinos, estudantes e profissionais ligados à dança, por meio de cursos com aulas teóricas e práticas. Neste ano, são mais de 2.400 vagas disponíveis em 110 cursos e oficinas com especialistas reconhecidos em suas áreas no Brasil e exterior. Além disso, os professores contam ainda com assessoria pedagógica.
Trabalhar para pensar em novidades é um dos objetivos do Festival de Dança edição após edição. E neste ano, o + DANÇA chega para oferecer um leque variado de opções para participantes inscritos e comunidade, tendo como foco dar oportunidade de acesso a inúmeras atividades, de segmentos diversos, mas que se interligam e formam a cadeia produtiva da dança.
Instalados em cinco diferentes pontos da cidade, os Palcos Abertos recebem grupos de todos os gêneros e levam a dança para toda a comunidade joinvilense e visitantes, em sessões diárias gratuitas. Além disso, a já tradicional visita aos hospitais de Joinville leva entretenimento aos pacientes e desempenha uma importante função social do evento.