
Em 2018, o Instituto Festival de Dança de Joinville presenteia a Capital Nacional da Dança com o Centro de Dança, um espaço para reunir a história do Festival, capacitar profissionais e alunos, ensaios de grupos, projetos sociais, mostras e exposições, entre outras iniciativas. O espaço da escola, desativado há mais de 12 anos, foi totalmente reformado para se transformar no Centro de Dança.
De 2009 a 2016 várias tentativas de uso do imóvel foram feitas, como sede temporária da Universidade Federal de Santa Catarina, da Escola de Artes de Florença e da Secretaria de Arte e Cultura, e chegou a ser cedido para a Udesc para implantação da Escola Livre de Artes, que acabou devolvendo-o ao Governo do Estado. Com a restauração e instalação do Centro de Dança, finalmente as antigas instalações do Germano Timm ganham nova vida e movimento.
Tudo começou dia 20 dezembro de 2017, quando o Governo do Estado de Santa Catarina assinou o termo de permissão de uso de imóvel do antigo prédio da Escola Germano Timm ao Instituto Festival de Dança. O espaço passa a abrigar o acervo do Festival de Dança para consulta pública, com fotos, vídeos e recortes de jornal, desde 1983 até a edição passada.
Foram estruturadas seis salas de dança para realização de cursos para professores das redes municipal, estadual, particular e bailarinos, além de cursos durante o festival. Outra novidade será a incubadora de escolas de dança para professores que hoje dão aula e tem planos de montar uma escola. Serão disponibilizados ainda cursos para crianças em situação de vulnerabilidade social, exposições e exibições de filmes com a temática de dança. A ideia é fazer um espaço dinâmico e de circulação de pessoas.
Para agendar uma aula experimental e/ou efetuar a matrícula, você deve dirigir-se ao Saltare Centro de Dança que está localizado na Rua Orestes Guimarães, 406 – América – Joinville/SC.
O investimento foi de R$ 400 mil para a reforma e para levantar os recursos, o Instituto Festival de Dança promove um financiamento coletivo, além de buscar patrocínio de empresas e fabricantes de produtos de dança. As doações do financiamento coletivo podem ser feitas diretamente aqui. O espaço, inaugurado em 2017 durante o Festival de Dança, está em pleno funcionamento durante todo o ano, com uma programação que envolve aulas, projetos, exposições e outras atividades ligadas a dança.
