O Museu da Pessoa é uma instituição cultural brasileira que preserva e valoriza as histórias de vida das pessoas. Fundado em 1991, reúne entrevistas, depoimentos e narrativas em diferentes formatos.
O museu promove a reflexão sobre identidade, cultura e direitos humanos, por meio de projetos educacionais e exposições itinerantes. O acervo está disponível online, permitindo que as pessoas explorem e contribuam com suas próprias histórias.
O Instituto Festival de Dança de Joinville é um núcleo do Museu da Pessoa, os núcleos são extensões da instituição localizadas em diferentes regiões, que têm como objetivo coletar, preservar e compartilhar as histórias de vida locais, contribuem para um acervo mais diversificado e representativo, promovendo a valorização das narrativas individuais em diferentes comunidades e assim desempenhando um papel na ampliação do alcance e representatividade do acervo do Museu.
A primeira ação que o Núcleo Instituto Festival de Dança realizou foi a Cabine de Depoimentos, durante o 40º Festival de Dança de Joinville. Nela foram coletadas 276 histórias de bailarinos, coreógrafos, professores, jurados e do público geral do Festival.
Você confere essa coleção de histórias no link abaixo.
O Instituto Festival de Dança de Joinville, sendo um núcleo do Museu da Pessoa, propõe a realização de uma exposição itinerante para eventos e encontros exibindo histórias de dança. Com o apoio de recursos tecnológicos, as narrativas emocionantes coletadas durante a realização da quadragésima edição do Festival de Emoções são expostas ao público, transparecendo as diversas faces, emoções e vivências de bailarinos, coreógrafos e familiares dos apaixonados pela arte do movimento. Você confere aqui essa exposição.
© 2024 Festival de Dança de Joinville. Todos os direitos reservados.